Projeto Territórios de Ururay

Formado por coletivos culturais e indivíduos interessados na preservação e dinamização do patrimônio cultural da região leste de São Paulo, o GRUPO URURAY propõe a construção de um painel a partir da pesquisa quantitativa e qualitativa sobre os patrimônios culturais tombados na região leste, identificando potencialidades de desenvolvimento local sustentável, a partir da perspectiva da economia solidária.
A pesquisa ocorrerá em 2016 e prevê articulação com a comunidade desses territórios, entrevistas, recuperação de documentação histórica relacionada aos bens tombados presente nos órgãos de preservação, cruzamento de pesquisas voltadas a diferentes aspectos sociais e econômicos já realizados na região, registro do processo e a disponibilização de uma publicação final com lançamento e distribuição.
O levantamento faz parte do projeto "Territórios de Ururay" e terá além do painel diversas ações culturais a fim de ampliar a discussão sobre a cidade e Patrimônio, discussão muitas vezes restrita ao universo acadêmico e/ou às regiões centrais que, por questões históricas e políticas concentram investimentos públicos/privados e, consequentemente, a efetivação de políticas públicas de preservação.

JUSTIFICATIVA

Na região leste da cidade de São Paulo estão localizados importantes patrimônios culturais tombados e não tombados pelos órgãos de proteção do Estado. Alguns deles não possuem projetos de restauro e de conservação, projetos de educação patrimonial e/ou de musealização organizados no sentido de difundir na comunidade local e na cidade a cultura e a memória da região, e sua expressiva importância para a história de São Paulo.
Os patrimônios necessitam de políticas públicas na área da educação e desenvolvimento urbano e social que se efetivem nos territórios, pois alguns destes espaços além de apresentarem-se em estado de deterioração, ou são invisíveis para a maioria da população ou são vistos como espaços de impedimento do desenvolvimento econômico. Contudo, tratam-se de espaços com potencialidades turísticas, educacionais, ambientais e culturais imprescindíveis para a construção e o fortalecimento da identidade dos territórios ou de leitura dos processos de construção ideológica hegemônicos e contraditórios na região.

Colégio Santos Dumont, 09/1913, Penha de França, tombado pelo CONDEPHAAT em 1997.
Patrimônio vivo, exemplo de salvaguarda patrimonial:
Arraial organizado na Escola em junho de 2016.
Foto: Patricia Freire



--
27 e 28.08.2016 | Grupo Ururay na Jornada do Patrimônio/2016

Nos dias 27 e 28 de agosto de 2016 ocorreu a Jornada do Patrimônio, evento organizado pela Secretaria Municipal de Cultura. O Grupo Ururay novamente participou da Jornada (este ano em sua segunda edição), propondo diversos roteiros por alguns distritos da Zona Leste. No sábado (27) se realizou o roteiro "À Leste de onde? Itaquera na história de São Paulo" e o "Entre o Sagrado e o Profano no outeiro da Penha"; no domingo, em parceria com o SESC Belenzinho, conduzimos o roteiro ciclístico "Do pedal à taipa", com importante participação de público e em parceria com o SESC Itaquera, conduzimos o roteiro "O Sagrado e a construção da cidade" que passou pelos bairros da Penha e São Miguel.


Confira nossos relatos sobre esses roteiros:
- Roteiro "À leste de onde? Itaquera na história de São Paulo", clique AQUI
- Roteiro "Entre o Sagrado e o Profano no outeiro da Penha", acesse AQUI
- Roteiro "Do pedal á taipa", clique AQUI
- Roteiro "O Sagrado e a construção da cidade", acesse clicando AQUI

--
28.06. 2016 | Ururay promoveu debate sobre Ocupações Culturais na Zona Leste

O painel "Cidade • Cultura • Ocupações" trouxe ao Centro Cultural da Penha a questão das ocupações culturais na Zona Leste de São Paulo. Contando com a participação de quatro coletivos/grupos que ocupam de diferentes formas espaços pela região leste, o painel explicitou inúmeras questões importantes relativas à pauta cultural e patrimonial.

Veja o texto completo clicando AQUI

--
17.06.2016 | Ururay visita o Arquivo do Estado

No dia 17 de junho, o Grupo Ururay realizou uma visita técnica ao Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP). Durante a visita tivemos contato com os setores de Conservação, Higienização e Restauro; passamos ainda pela Hemeroteca e pelo setor de Cartografia. O ultimo espaço visitado foi o de Consulta. Além da visita técnica, tivemos uma reunião com o diretor do Centro de Difusão e Apoio à Pesquisa, Marcelo Chaves, que nos explicou um pouco mais sobre o cotidiano do arquivo, sua problemáticas e possibilidades.

Leia o relato mais amplo clicando AQUI


--
07.04.2016 | Grupo Ururay na Casa do Tatuapé

No início do mês de abril integrantes do Grupo Ururay visitaram a Casa do Tatuapé! A visita ocorreu sem pré-agendamento e se prestou à uma avaliação da atual dinâmica do espaço e de seu estado de conservação. Esta visita técnica se deu também, porque este bem integra o projeto "Territórios de Ururay".

Leia o relato completo da visita clicando AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário