segunda-feira, 30 de maio de 2016

Ururay participa da 15° Festa do Rosário!

Grupo Ururay participará da 15° Festa do Rosário! 

A participação do Ururay se dará com a realização do Painel "Cidade Cultura Ocupações". Este painel tem como objetivo propor a discussão e reflexão sobre um fenômeno de grande importância para se entender a relação da população com o Patrimônio e, numa outra escala, com a própria cidade.

Cartaz - Autora: Aline Correia

“Ocupações culturais” integram a realidade urbana paulistana já há algum tempo e permeiam, necessariamente, o debate sobre cidade, cultura e patrimônio em São Paulo.

Centrado em quatro grupos que ocupam (de diferentes maneiras) quatro espaços na Zona Leste da cidade de São Paulo, o Painel pretende discutir quais as características dessas ocupações e como elas se articulam com os espaços ocupados. Os grupos convidados para o Painel são: 

A Comissão do Rosário tem realizado uma série de atividades culturais relacionadas ao resgate da memória negra como, por exemplo, a Roda de Samba do Rosário. Assim, a "Comissão" vem ocupando de maneira bastante peculiar o Largo e a Igreja do Rosário, na Penha;

O "Grupo" ocupa o Armazém 19, na Vila Operária Maria Zélia. Em seu teatro o "XIX" vem conduzindo, através de delongada pesquisa estética a exploração [de] espaços não convencionais [...] apontando a vocação cultural desses espaços e chamando a atenção para sua necessidade de conservação". A Vila Maria Zélia, está situada no bairro do Belém;

O "MAP" realiza diversas atividades artísticas/culturais, em variadas vertentes artísticas, como literatura e poesia, música, fotografia, desenhos" entre outras. As ações do "Movimento" se realizam, sobretudo, na Praça do Forró (cujo nome oficial é Praça Padre Aleixo Monteiro Mafra), onde está situada a Capela de São Miguel Arcanjo. A Praça fica no centro de São Miguel Paulista;

Coletivo formado por "ativistas da cultura na periferia" a "Okupação" Cultural está em um espaço da COHAB-SP (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo) abandonado há mais de 15 anos. A "Okupação CORAGEM" está localizada no Conj. José Bonifácio (chamado Cohab II), em Itaquera.

Na edição deste ano, a Festa do Rosário tem como tema norteador a ludicidade: “Há uma criança em meu coração, quando balanço ela me dá a mão.” 

Clique AQUI para conferir a Programação completa da 15° Festa do Rosário!


Clique no nome de cada grupo para visitar a Página dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário