quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Festival Tombamento - Itaquera


Com o patrocínio do edital de Fomento à Cultura das Periferias, o Grupo Ururay realiza o projeto Heranças Periféricas, proposta que contempla ações a serem realizadas na zona leste da cidade enfocando o debate sobre o patrimônio cultural na região.

Acreditamos que a participação social a partir de atividades como oficinas, percursos temáticos, cursos, festivais, mobilização de grupos locais, entre outros, é a chave para construção de identidade entre as pessoas e o ambiente construído, relacionando o patrimônio imaterial e as narrativas presentes nos territórios. Assim, para desenvolver essa pauta apresentamos o Festival Tombamento, que terá sua primeira edição em Itaquera, na antiga sede da família Morganti, atualmente a Casa de Cultura Raul Seixas, localizada em Itaquera.

O Festival Tombamento - Itaquera ocorrerá no dia 22 de setembro (sábado) durante a Primavera dos Museus, ação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e focará na reflexão sobre qualidade de vida, moradia e dinâmica social em comunidade, partindo do parque como importante área verde do bairro remanescente da fazenda produtora de víveres e carvão da região na década de 1930.

Festival Tombamento - Itaquera
Dia 22/09/2018
Das 9:00 às 16:00
Local: Casa de Cultura Raul Seixas
Rua Murmúrios da Tarde, 211 – Itaquera, São Paulo - SP

Programação
Todas as atividades têm entrada gratuita

Oficina de taipa: com as mediadoras Tais Freitas e Sandra M Marciano do Instituto Memórias do Brasil, propondo atividade prática e expositiva a fim de conhecer uma técnica construtiva comum no período colonial no Brasil, destacando outras técnicas similares como o adobe e o pau-a-pique, fazendo referência a presença das olarias, discutindo as características das casas antigas em contraponto com as moradias atuais.
Das 10:00 às 13:00
Inscrição pelo email: ururay.patrimonioleste@gmail.com
Atividade gratuita, vagas limitadas

Exposição 29 anos de Casa de Cultura Raul Seixas: refletindo sobre a preservação da antiga sede da Fazenda (atual casa de Cultura Raul Seixas) e seus usos educativos, a exposição trará fotografias relativas as atividades da Casa, desde sua inauguração em 1989.
Período: de 22 a 30 de setembro
De segunda a domingo: das 9:00 às 18:00
Curadoria: João Pedro R. da Conceição e Edson Torrisi
Expografia: Patricia Freire

Percurso pela história de Itaquera: no roteiro buscaremos entender, através do contato reflexivo com diversos espaços do bairro, a sua trajetória desde o período colonial até os dias atuais. As experiências dos participantes em relação à cidade e ao bairro de Itaquera serão consideradas na condução do roteiro, objetivando uma vivência coletiva do território.
Mediador: Lucas Florêncio
Das 9:30 às 11:30
Inscrição pelo email: ururay.patrimonioleste@gmail.com
Atividade gratuita, vagas limitadas

Performance teatral: com Cia de Teatro Flor do Asfalto, que fará durante o Festival esquetes com personagens inspirados na família Morganti, interagindo com os visitantes.
Direção: Wagner Gama
Horário: 12:00

Cozinhando Música: projeto que conta com apresentação musical, DJ e venda de pratos de receitas simples a preços populares preparados a partir de ingredientes orgânicos produzidos na horta de Dona Severina, localizada no bairro.
Nação Trio: Leo Carvalho, Leandro Neri e Ronaldo Gama
Chef: Adriana Tadeu
Músicos convidados: Ana Souza, Beth Mandisa, Jhony Guima e Rapha Campos
Mediação: Renato Gama
Das 13:00 às 16:00

Sobre o Grupo Ururay

O Grupo Ururay é um núcleo de pesquisa e de ação cultural formado por indivíduos interessados na preservação e divulgação do Patrimônio Cultural da região Leste de São Paulo. Em 2016 o grupo desenvolveu o projeto "Territórios de Ururay", através de copatrocínio com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo resultando na produção de:
- Um circuito roteiros por quatro macrorregião da zona leste: Penha, Itaquera, Mooca e São Miguel;
- A publicação do livro “Territórios de Ururay”, (distribuição gratuita);
- O documentário “Territórios de Ururay” de 30min. Painel com diversas visões sobre os bens tombados dos territórios estudados, pontuando questões sobre políticas públicas na área e conflitos de narrativas.

Ficha Técnica
Julio Cesar J. Marcelino
Lucas Florêncio
Mauricio Dias Duarte

Mais informações

www.ururaypatrimoniocultural.blogspot.com.br
ururay.patrimonioleste@gmail.com

(11) 2306-3369

#FomentoCulturaDaPeriferiaEd2



Nenhum comentário:

Postar um comentário