segunda-feira, 24 de setembro de 2018

O Grupo Ururay realizou, nesse mês de setembro, o Festival Tombamento, com o patrocínio do edital de Fomento à Cultura das Periferias. O festival consistiu em uma série de atividades que tinha por finalidade discutir a questão patrimonial, sendo a produção cultural, o diálogo entre diferentes linguagens, o estimulo a reflexão e a criação de vínculos com o bem tombado, a Casa de Cultura Raul Seixas, sua questão principal.

As atividades ocorreram durante todo o dia, iniciando por um roteiro iniciado na Estação da CPTM José Bonifácio (Itaquera), voltado a professores da Rede Estadual de Ensino e Público Geral. Nas atividades realizadas na própria Casa, ocorreram uma oficina de Taipa com o Instituto Memórias do Brasil, uma Performance Teatral com o Grupo O CLÃ e a Cia de Teatro Flor do Asfalto, dirigidos por Wagner Gama, o projeto Cozinhando Música, mediado por Renato Gama, com os músicos da Nação Trio (Leo Carvalho, Leandro Neri e Ronaldo Gama) e os cantores convidados Ana Souza, Beth Mandisa, Jhony Guima e Rapha Campos, além de um grande almoço feito por Adriana Tadeu, na antiga casa da fazenda Morganti, que a partir da luta de moradores do bairro tornou-se a Casa de Cultura, que comemora seus 29 anos neste ano. Parte da refeição servida foram de frutas e verduras orgânicas colhidas na Horta da Dona Severina, localizada próxima a Casa de Cultura, local visitado pelo roteiro, com quem tivemos o prazer de receber em nosso almoço.

Acompanha a essas atividades a exposição A Casa da Fazenda, com fotos e registros de atividades culturais e encontros realizados na Casa de Cultura desde seus primeiros anos. A exposição, que fica por mais alguns dias na casa, tem curadoria de João Pedro Conceição, Edson Torrisi, João Luiz de Brito e Ana Lúcia Alexandria, com expografia de Patrícia Freire.


Aqui no blog você pode acompanhar alguns registros dessa ação.
Fotografias: Douglas de Campos
#FomentoCulturaDaPeriferiaEd2










Nenhum comentário:

Postar um comentário