segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Territórios de Ururay - Mini-Documentário

Aproveitando a visibilidade da discussão do Patrimônio Cultural fomentada pela Jornada dos Patrimônios, na cidade de São Paulo, o Grupo Ururay disponibiliza a versão completa do mini-documentário Territórios de Ururay, resultante do processo de pesquisa do grupo sobre 13 patrimônios tombados nas sub-regiões da Mooca, Penha, Itaquera e São Miguel, publicado em 2016.

O minidocumentário foi uma produção do Sem Cortes Filmes, com direção de Eliézer Giazzi e Leandro Caproni.

Confira esse e outros materiais do Grupo Ururay - Patrimônio Cultural, no Canal do Youtube do Movimento Cultural Penha, entidade parceira do nosso coletivo.

Sinopse:
O documentário acompanha parte da pesquisa "Territórios de Ururay" do grupo "Ururay - Patrimônio Cultural" que tem como objetivo pensar o Patrimônio da Zona Leste dentro de premissas contemporâneas dessa área, buscando ainda realizar um levantamento a respeito da problemática entre o patrimônio edificado e os conflitos existentes em diferentes territorialidades.

Assim, o projeto vem evidenciar as desarmonias e dificuldades existentes nessa questão como, por exemplo, a falta de pertencimento e reconhecimento da população local com boa parte de seus bens históricos. Destacando algumas das dinâmicas entre sociedade e patrimônio, focalizando para isso quatro sub-regiões da ZL de São Paulo: Mooca, Penha, Itaquera e São Miguel Paulista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário